A sensação de não ouvir bem pode ser causada por alguns fatores como água no ouvido, inflamação, constipação ou a perda auditiva em si. É fundamental agendar uma avaliação fonoaudiológica para descobrir a causa real. Pois quanto antes o tratamento for iniciado, menor será o agravamento do quadro
Existe uma forma de perda auditiva chamada de diplacusia, onde o paciente escuta o mesmo som de maneira diferente em cada ouvido, com timbre ou sincronismo diferentes. Se você em mais de uma vez você ouviu o mesmo som como se estivesse “duplicado” ou com um eco dentro da sua cabeça, procure imediatamente um fonoaudiólogo para realizar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento.
Pergunte às pessoas próximas de você se elas também escutam o mesmo som. Caso a resposta seja negativa, procure um fonoaudiólogo e reporte o caso. O profissional poderá solicitar alguns exames auditivos para verificar o estado do seu sistema auditivo, identificar a origem do problema e avaliar o risco de perda auditiva.
A sensação de ouvido pulsando pode ser um sinal de infecção ou zumbido, uma sensação sonora não relacionada ao ambiente externo, mas sim a problemas no canal auditivo. Apenas um profissional poderá diagnosticar o zumbido e se há risco de surdez. Para isso, agende uma avaliação o mais rápido possível.
Em geral, a coceira no ouvido indica um quadro de dermatite seborreica, que pode ser tratada com os procedimentos e medicamentos corretos. É fundamental não coçar o ouvido com objetos para evitar lesões no tímpano e na pele. Agende uma consulta com um fonoaudiólogo para que ele avalie o quadro e te direcione corretamente.
A cera não é sujeira, mas sim uma proteção orgânica do ouvido. O ideal é que você limpe apenas as orelhas com um algodão ou toalha umedecida e o excesso de cera será expelido naturalmente pelo organismo. No entanto, se a cera for excessiva e “endurecer” dentro do ouvido pode causar a sensação de entupimento, dor e estalos. É importante consultar um profissional e verificar a necessidade de realizar uma lavagem de ouvido profissional. É um procedimento simples, rápido e totalmente indolor.
Sentir dor no ouvido pode ser sinal de infecção, inflamação, presença de objetos estranhos ou lesões no tímpano e estrutura interna. O canal auditivo é profundo e não pode ser visualizado sem os equipamentos necessários. Por isso, é fundamental agendar uma consulta fonoaudiológica para identificar o motivo da dor e realizar o tratamento necessário. O ouvido é sensível e alguns problemas podem deixar sequelas graves, principalmente os relacionados ao tímpano.
Essa sensação de “ouvido tampado” é comum e pode acontecer por vários motivos como entrada de água, excesso de cera, mudança de altitude, bruxismo ou presença de objetos estranhos. Em geral, o ouvidodesentopesozinho em poucas horas. E às vezes é possível acelerar este processo bocejando várias vezes. É importante que você jamais utilize óleos, hastes flexíveis ou qualquer outro item. Pois a estrutura auditiva é extremamente sensível. Se o “tampão” ocorrer com frequência ou durar muito tempo, pode ser sinal de algum problema auditivo. Neste caso, agende uma consulta para identificar e tratar diretamente a causa do problema.